Dentre os grupos do curso Sementes da Quebrada, tivemos a honra de contar com o grupo Circuito Curtos, que desenvolveu uma ação para abordar a necessidade de relações mais diretas entre agricultores e consumidores. O grupo é formado por:
Adriana Tenório: estudante de Pedagogia na Unifesp e aprendiz de parteira tradicional, filha de Aldenice e mãe do Caetano.
Carolina Rodrigues: Artesã, terapeuta holística e ambientalista.
William: Nutricionista e ambientalista.
Gabriella Aracy: Bióloga e especialista em Educação Ambiental.
Helena Hübner: designer de superfícies desenhando desde paredes, embalagens até tecidos.
De toda a área rural do Brasil, apenas cerca de 20% é destinada à agricultura familiar. E a agricultura familiar tem papel fundamental no abastecimento de alimentos. Grande parte da comida que vem pro nosso prato é proveniente da agricultura familiar. É ela que fornece alimentos em variedade e qualidade adequadas para a nossa saúde.
Os circuitos curtos diminuem a pegada ambiental, a quantidade de agrotóxicos, as distâncias percorridas e o desperdício de alimentos, além de valorizar o trabalho dos agricultores.
Dessa forma, os participantes produziram e disponibilizaram um zine digital, abordando a temática circuitos curtos de comercialização. A criação teve o propósito de aproximar as pessoas ao invisível dos nossos pratos: a agricultora, o agricultor, sua família, agrotóxicos, e a nossa saúde. A criação do material foi feita para dar rosto à quem dá base a nossa sociedade e conhecer mais de algumas plantas e suas curiosidades.
Cada membro do grupo se conectou com uma planta e um(a) agricultor(a). As estrelas da vez foram a capuchinha, o girassol, a mandioca, o milho, os cogumelos e a ora-pro-nobis, juntamente com o José Ângelo e o Eduardo Flores, agricultores de Campo Alegre - SC; o Vinícius, educador e facilitador de hortas urbanas em São Paulo, a Fátima, agricultora de cogumelos de Mogi das Cruzes - SP; e a Helena Caroba, agricultora urbana de São Miguel Paulista - Zona Leste de SP.
Um combinado de informações e ilustrações com trechos de entrevistas realizadas, o zine é uma arte que integra os encantos de cada indivíduo do grupo, de cada agricultor e de cada planta, todos retratados com muito afeto.
Os primeiros zines entregues emocionaram os agricultores. Eles relataram nunca terem sido desenhados e também reconheceram a si mesmo e aos outros agricultores com muito orgulho e admiração.
Ficou interessado? Faça o download do Zine " De onde vem seu alimento?" aqui. Na pasta encontram-se o zine em versão PDF, a versão para impressão com instruções e os arquivos em jpg para redes sociais.
E teve até música! Aqui está a composição de @akrata_kalon, cantada no final da apresentação.
Plantas alimentícias
Estão em todas as esquinas
Rejeitadas no mercado
Estão em todos os buracos
Assista a apresentação na íntegra no Youtube
Kommentare