top of page
Foto do escritorLuíza Costa Caldas

Lançamento do zine digital “De onde vem seu alimento?”- Espalhe essa semente

Atualizado: 13 de jan. de 2022



Dentre os grupos do curso Sementes da Quebrada, tivemos a honra de contar com o grupo Circuito Curtos, que desenvolveu uma ação para abordar a necessidade de relações mais diretas entre agricultores e consumidores. O grupo é formado por:


  • Adriana Tenório: estudante de Pedagogia na Unifesp e aprendiz de parteira tradicional, filha de Aldenice e mãe do Caetano.

  • Carolina Rodrigues: Artesã, terapeuta holística e ambientalista.

  • William: Nutricionista e ambientalista.

  • Gabriella Aracy: Bióloga e especialista em Educação Ambiental.

  • Helena Hübner: designer de superfícies desenhando desde paredes, embalagens até tecidos.


De toda a área rural do Brasil, apenas cerca de 20% é destinada à agricultura familiar. E a agricultura familiar tem papel fundamental no abastecimento de alimentos. Grande parte da comida que vem pro nosso prato é proveniente da agricultura familiar. É ela que fornece alimentos em variedade e qualidade adequadas para a nossa saúde.


Os circuitos curtos diminuem a pegada ambiental, a quantidade de agrotóxicos, as distâncias percorridas e o desperdício de alimentos, além de valorizar o trabalho dos agricultores.


Dessa forma, os participantes produziram e disponibilizaram um zine digital, abordando a temática circuitos curtos de comercialização. A criação teve o propósito de aproximar as pessoas ao invisível dos nossos pratos: a agricultora, o agricultor, sua família, agrotóxicos, e a nossa saúde. A criação do material foi feita para dar rosto à quem dá base a nossa sociedade e conhecer mais de algumas plantas e suas curiosidades.





Cada membro do grupo se conectou com uma planta e um(a) agricultor(a). As estrelas da vez foram a capuchinha, o girassol, a mandioca, o milho, os cogumelos e a ora-pro-nobis, juntamente com o José Ângelo e o Eduardo Flores, agricultores de Campo Alegre - SC; o Vinícius, educador e facilitador de hortas urbanas em São Paulo, a Fátima, agricultora de cogumelos de Mogi das Cruzes - SP; e a Helena Caroba, agricultora urbana de São Miguel Paulista - Zona Leste de SP.


Um combinado de informações e ilustrações com trechos de entrevistas realizadas, o zine é uma arte que integra os encantos de cada indivíduo do grupo, de cada agricultor e de cada planta, todos retratados com muito afeto.


Os primeiros zines entregues emocionaram os agricultores. Eles relataram nunca terem sido desenhados e também reconheceram a si mesmo e aos outros agricultores com muito orgulho e admiração.


Ficou interessado? Faça o download do Zine " De onde vem seu alimento?" aqui. Na pasta encontram-se o zine em versão PDF, a versão para impressão com instruções e os arquivos em jpg para redes sociais.


E teve até música! Aqui está a composição de @akrata_kalon, cantada no final da apresentação.


Plantas alimentícias

Estão em todas as esquinas

Rejeitadas no mercado

Estão em todos os buracos




64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page