top of page
posts jornada do alimento.png

Na 1ª edição do curso SEMENTES DA QUEBRADA, vamos conversar sobre sistemas alimentares, consumo e sustentabilidade, ecogastronomia e muito mais. Além de um conteúdo teórico muito rico, vamos ter momentos de laboratório de prática, que é um ambiente para potencializar projetos, colocar a mão na massa com base em vivências e nos conteúdos abordados.

Section Title

Sementes da Quebrada

Carga horária: 42h

 11 encontros síncronos | Início 25 de setembro

Horários: sábados pela manhã

Plataforma: Google Meet
Gratuito (vagas limitadas)

 

Público alvo:

Se você se encontra insatisfeito com a realidade do acesso ao alimento de verdade, esse curso é pra você. Além disso, estamos construindo esse projeto para pessoas com espírito de liderança, moradores da periferia e/ou Zona Leste, com interesse sobre sistemas alimentares, estudantes, profissionais, empreendedores e outras pessoas interessadas.

 

Metodologia

Os conteúdos serão disponibilizados semanalmente no youtube e teremos os encontros síncronos para apresentar e discutir os temas. Nas atividades desenvolvidas em laboratório, utilizaremos a metodologia Dragon Dreaming, que consiste em um passo a passo para tirar do papel sua ideia de forma colaborativa.

 

Abordagem

Durante todo o curso temos convidados que apresentaram e esclareceram dúvidas sobre os temas, da Agroecologia, Introdução aos Circuitos Curtos, Políticas Públicas e  Agricultura Urbana e Peri-Urbana, Agrofloresta, O que é o Consumo Responsável,  formatos coletivos de apoio aos agricultores, Desperdício de alimentos, Cultura e Soberania Alimentar, Alimentação Saudável e Sustentável, Rotulagem e Embalagem, Selos e Certificações, Ecogastronomia (Biomas, biodiversidade, sazonalidade, PANCs) e Aproveitamento Integral dos Alimentos. 
 

Os laboratórios de práticas foram construídos para se transformarem em momentos de mão na massa, onde os alunos podem potencializar projetos que já atuam ou até mesmo construir algum projeto novo, evento ou curso que trabalhe a temática do alimento e que trará um impacto positivo em sua comunidade. Será um momento dedicado totalmente à construção e ao impulsionamento de ideias. 

 

Objetivo

Ampliar o conhecimento sobre os custos sociais e ambientais que os sistemas alimentares industriais estão causando no meio ambiente e apresentar projetos e ações que visam modificar essa realidade, buscando incentivar, divulgar e distribuir alimentos e conteúdo de qualidade para a população. Além disso,  temos como objetivo formar potenciais agentes transformadores para as suas localidades, através da oferta de conteúdo teórico e prática nos laboratórios.
 

Conteúdo programático

Módulo 1 -  Introdução aos Sistemas Alimentares

Módulo 2 - Consumo: caminhos para a sustentabilidade

Módulo 3 - Ecogastronomia

Laboratório de Ideias - encontros dedicados à realização de projetos

 

Oferecimento

EACH - USP

Jornada do alimento

ENTRE PARA A LISTA DE INFORMES

Dúvidas:
jornadadoalimento@gmail.com

bottom of page