top of page
Barraca de frutas

Conecte-se a  iniciativas e produtores locais

Conheça modalidades, apoie iniciativas de consumo responsável e encontre produtores próximos a você

conheça as modalidades

Praticar o consumo responsável significa transformar seu ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. Conheça as diferentes formas de organização e apoie iniciativas existentes.

Grupos de consumo responsável (GCR)

Um Grupo de Consumo Responsável é um grupo de pessoas organizadas para comprar produtos alinhados aos seus valores morais e éticos. E que, também, sejam frutos de um sistema que respeite as pessoas e o meio ambiente.

Esse grupo busca viabilizar a compra de produtos premium vindos da economia solidária, agricultura familiar e agroecologia. Tudo, a preços acessíveis. Estimulando a proximidade entre produtores e consumidores e fortalecendo os circuitos curtos de comercialização.

No geral, os GCRs funcionam com autogestão decentralizada e democrática sem visar lucros. A maioria se identifica ou faz parte do movimento de economia solidária.

 

Todos compartilham o princípio comum de uma relação direta entre produtores e consumidores. Buscando transparência e ética, desde a produção do alimento até seu consumo.

 

Um GCR contribui na prática para transformações em busca de uma qualidade de vida mais sustentável, social, econômico e ambientalmente.

 

Através do consumo consciente, indo além da compra em si, esses grupos buscam promover trocas de saberes, reflexão e transformação de hábitos. E dessa forma, ativam sua responsabilidade para um consumo alternativo ao convencional.

voluntários
Menina, colheita, vegetal

Comunidade que sustenta a agricultura (CSA)

Trata-se de um modelo em que um grupo de consumidores se une e garante a compra direta da produção de um ou mais agricultores. Esse grupo se compromete a pagã-los um valor fechado por mês ou por ano, para receber alimentos ao longo desse período, sem custos adicionais de intermediários.

Esse modelo beneficia ambos os lados: o produtor não sofre pressão do mercado e do preço. Podendo se dedicar a um trabalho de qualidade nos cuidados com o solo, das plantas, dos animais e da mão de obra. Isso lhe permite maior estabilidade financeira.

 

Já os consumidores conseguem produtos frescos e com garantia de serem cultivados de forma sustentável por um produtor local conhecido. A relação próxima traz a garantia de que se está comprando algo de qualidade.

 

Outra característica do CSA é que, na maioria dos casos, as propriedades envolvidas são pequenas, independentes e intensivas em mão de obra familiar. Por isso, hortaliças e frutas são as culturas mais comumente produzidas e da época, ou seja, aquelas que ficam maduras naturalmente naquela época do ano.

 

Ao contrário do que acontece nas compras na feira ou no supermercado, onde se pode escolher o que será comprado. É um trabalho que respeita os ciclos da natureza, a terra, produtor e consumidor. 

Feiras orgânicas e agroecológicas

Uma forma muito justa de comercialização para os produtores rurais. As feiras representam uma importante estratégia para escoar a produção de agricultoras e agricultores que produzem de forma agroecológica.

 

Isso porque conseguem absorver a grande diversidade de tipos de alimentos, gerada por esse tipo de agricultura.

 

Como são os próprios produtores que comercializam, diretamente ao consumidor final, sem passar por intermediários, o preço torna-se mais justo, as distâncias mais curtas e impactos negativos minimizados, ao longo da jornada do alimento.

Farmers Market orgânica
Estudantes universitários

Grupos Universitários

Identificados e engajados com as questões de consumo responsável, estudantes de algumas universidades da região de São Paulo se mobilizaram para criar seus próprios grupos.

 

Cada um desses grupos, da sua forma, viabilizam a prática sustentável de consumo..

 

O Coletivo ComerAtivaMente é um exemplo de grupo universitário que tem como proposta mais que a reflexão e atuação crítica acerca do modelo de produção agrícola dominante.

 

Debatem, também, os hábitos de consumo vindos do atual modelo produtivo e atuam organizando compras coletivas de alimentos. Além de produtos de higiene e saúde, em parceria direta entre produtores e consumidores.

EXPLORE EM

SÃO PAULO

Consuma alimentos orgânicos e some às iniciativas

_edited.jpg
capa ebook lista de iniciativas.png
Iniciativas em São Paulo

Baixe aqui nosso e-book grátis e descubra onde comprar alimentos e apoiar iniciativas próximas

Onde encotrar

Entre em contato conosco

Estamos à disposição para dúvidas, sugestões, elogios ou críticas. Envie sua mensagem que tão logo possível retornaremos.

bottom of page